Um relatório recente da PRF revela que de janeiro a abril deste ano ocorreram mais de 19 mil ocorrências em rodovias, sendo que, entre as causas, a falta de manutenção dos veículos aparece em quinto lugar.
Os acidentes de trânsito no Brasil provocam mais de 45 mil mortes ao ano, sendo que defeitos nos veículos são uma das principais causas.
Não fazer manutenção no veículo, associada ao envelhecimento da frota circulante pode agravar a situação.
Um relatório da PRF de janeiro a abril de 2020 contabiliza 19.574 ocorrências em rodovias. Sendo que a quinta causa é defeito do veículo, ficando logo atrás depois de ingestão de álcool por apenas dois pontos percentuais.
Quanto mais velho o veículo, a tendência é o proprietário do veículo postergar a revisão e os reparos necessários.
Segundo Mufarej, conselheiro do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) isso ocorre porque no Brasil não existe inspeção técnica veicular para fiscalizar o estado de conservação de veículos e o dono do carro acaba protelando a manutenção quando a idade aumenta.
“Deveria ser o inverso, já que quanto mais velho o veículo é maior a necessidade de manutenção. Isso acontece devido ao desgaste natural das peças e com o uso”, completa.
O Herbie possui uma tecnologia exclusiva, denominada Manual Intuitivo. Trabalhamos com a Manutenção preditiva de veículos, considerando a condição de uso do condutor. Quer saber mais? Clique aqui
Seu veículo o leva com cautela para os lugares que você quer ir, mas é importante a boa preservação dos itens para que você nunca fique na mão. Para exemplificar, é mais barato fazer a troca do óleo lubrificante no tempo certo em vez de arcar com alguma manutenção corretiva no motor.
Seu veículo te leva para todos os lugares, mas para que isso seja feito com segurança é importante a boa preservação das peças e a revisão dele em dia.
É mais barato fazer a troca do óleo lubrificante no tempo certo em vez de arcar com alguma manutenção corretiva no motor, concorda?
Ao fazer a revisão, é possível fazer um planejamento financeiro e reduzir os custos imediatos com a manutenção.
Com a manutenção preditiva é possível determinar o que precisa ser substituído imediatamente e o que pode esperar alguns meses, desta forma o gestor de frotas ou proprietário do veículo consegue programar os gastos a médio e longo prazo, evitando dívidas e diluindo o pagamento ao longo dos meses.
Um veículo com defeitos, em mau funcionamento, além de consumir mais combustível, perde desempenho e compromete a segurança do usuário e de pessoas no trânsito.
Algumas medidas simples ajudam a evitar quebras, paradas desnecessárias e acidentes.
Na hora de trocar seu carro, o seu usado será mais valorizado se estiver com tudo em perfeitas condições — tanto a mecânica quanto a lataria. Por isso, é muito importante manter seu carro com tudo funcionando bem e com as revisões e manutenções em dia.
Se a revenda for para pessoa física, o valor será de tabela FIPE ou próximo a ele. No entanto, se a revenda for para concessionária ou loja, certamente ele terá uma melhor avaliação e contribuirá para um bom negócio.
Vale lembrar que, na hora de vender seu veículo, você terá mais facilidade e menos dores de cabeça se ele estiver bem conservado, com as revisões em dia e um histórico completo de tudo que foi feito ( O Herbie possui essa funcionalidade!!!).
Um carro mal conservado demora para ser vendido, perde muito valor de mercado (cerca de 10% a 30%).
Bom, depois de todas estas dicas, deixe a manutenção do seu veículo em dia, fazendo revisões de acordo com o manual e cuidando do seu bem.
Conte sempre com o Herbie, o seu Assistente Automotivo.
Deixe o Herbie trabalhar por você!