Ter a manutenção em dia evita gastos desnecessários, aumenta a segurança de operação e disponibilidade do veículo.
Definir qual o melhor custo benefício entre os tipos de manutenções é uma tarefa importante. Cada máquina tem suas peculiaridades, portanto, deve-se analisar bem antes de escolher.
De forma genérica a manutenção Corretiva deve ser evitada, por isso, a maioria das empresas opta pela Preventiva ou Preditiva, que podem ser aplicadas de forma conjunta.
Mas a manutenção Preditiva existe de fato no setor automotivo?
Vamos resumir cada uma delas para explicar melhor.
Manutenção efetuada após falha ou quebra de peça, para correção imediata de problemas a fim de recolocar o veículo em uso. Acarreta em:
Chega a ser sete vezes mais cara que os demais tipos de manutenção, pois, além dos fatores acima, o preço das peças e mão de obra podem ser mais altos devido à urgência.
Deve ser aplicada apenas em peças que não comprometem o funcionamento do veículo.
Manutenção feita de forma planejada, efetuada em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios pré-estabelecidos. Acarreta em:
Esses benefícios que fazem desse tipo de manutenção bastante utilizada.
É muito semelhante à Preventiva, a diferença entre elas é que a manutenção Preditiva é baseada em inspeção sistemática, nos parâmetros de fabricação e nas Condições de Uso.
Isso significa que leva em consideração as condições reais de funcionamento das máquinas e seus planos de manutenção. Assim aproveita ao máximo a vida útil das peças.
Oferece as mesmas vantagens da Preventiva, aumentando:
OS BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA MELHORADOS!
Ao contrário do que muitos profissionais imaginam, nas indústrias, a manutenção Preventiva custa, em média, 3 vezes mais que a Preditiva e é aplicável em apenas 11% dos equipamentos, isso mesmo, apenas 11%!
A manutenção Preventiva traz resultado nos equipamentos onde as falhas estão relacionadas diretamente com a idade do equipamento. Ou seja ela é ineficiente quando as taxas de falhas estão relacionadas com as Condições de Uso (operação) dos equipamentos.
COMO PODE VER NESSE ARTIGO
No caso de veículos, além da idade, tem que ser considerado a quilometragem e a forma como é utilizado (Condições de Uso).
Portanto, a manutenção Preventiva em automóveis, resolve parte do problema, que deve ser complementado pela manutenção Preditiva.
Por que não é utilizada no setor automotivo?
Pela falta de tecnologia aplicada!
Tratando-se de veículos, além de considerar as Condições de Uso, temos que levar em conta o tempo de uso e a KM rodada, ou seja, 3 fatores influenciam na manutenção.
Nos Manuais de Manutenção dos veículos, TODAS montadoras utilizam as Condições de Uso para sugerir mudanças nas manutenções, que denominam como uso Severo.
Mas quem lê o Manual do Veículo? “O Best Seller menos lido no mundo!”
É, alguém lê... mas consegue lembrar? E aplicar?
A Manutenção Preditiva não tem sido aplicada na gestão de veículos e o Herbie vem para cobrir essa lacuna.
Máquinas devem seguir estritamente as recomendações do fabricante, que realiza diversos testes para compor o manual de manutenção. Mas não é o caso dos veículos, pois os manuais acabam ficando esquecidos, ocupando espaço no porta luvas.
O Herbie fornece a solução
Seja qual for sua escolha, Manutenção Corretiva ou Preventiva, oferecemos a Preditiva para trabalhar em conjunto e otimizar os resultados.
Além de preocupar com os gastos, devemos lembrar que os veículos conduzem vidas e circulam no meio de pessoas, ou seja o Herbie também economiza “vidas”.
Além de oferecer a tecnologia exclusiva, Manual Intuitivo, o Herbie é seu Assistente Virtual Automotivo.
Deixe o Herbie trabalhar para você!