A causa desse número elevado de mortes pode ser o esquecimento de motoristas que optam por não realizar a manutenção do veículo. O resultado disso é que 30% dos acidentes de trânsito no Brasil são causados pela falta de manutenção no veículo.
Além de causar mortes, existe um grande prejuízo para os cofres públicos, que segundo uma pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária, é de R$ 56 bilhões reais.
Para se ter uma Ideia, esse dinheiro poderia ser usado para construir 28 mil escolas ou 1.800 hospitais.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito também aponta que 80% dos veículos que circulam pelas estradas do Brasil têm algum tipo de problema como lanterna queimada, falta de seta, falta de freio ou pneu careca.
Segundo recomendação do Detran, o ideal é realizar a manutenção a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
O #Herbie pode te ajudar no PLANO DE MANUTENÇÃO. Clique aqui para saber como.
Vejam alguns cuidados importantes para prevenção de acidentes:
Os pneus do seu veículo precisam estar em boas condições de uso. Se ele estiver careca o seu carro poderá perder estabilidade nas curvas ou quando estiver em alta velocidade.
Além disso, observe também se eles estão calibrados corretamente para garantir a segurança e qualidade da viagem.
Os freios também devem ser observados com frequência para evitar problemas no trânsito ou na estrada. Ao perceber qualquer alteração é necessário levar o veículo imediatamente para uma oficina, se você faz a manutenção periódica os problemas com os freios são pouco prováveis.
Para evitar problemas você precisa trocar o óleo do motor seguindo as orientações da montadora, além de verificar o nível regularmente utilizando a vareta.
Esses componentes quando não passam por manutenção podem provocar falhas que prejudicam a sua segurança dos passageiros do veículo. No entanto, outros componentes também apresentam falhas e devem passar por uma manutenção. São eles:
Muitos caminhoneiros passam a madrugada dirigindo, por isso é de extrema importância que os faróis estejam funcionando perfeitamente, sem nenhuma luz queimada. A sinalização precisa ser conferida antes de todas as viagens, pois são itens de segurança e se estiverem com problema, você pode ser multado e ter o veículo rebocado.
A manutenção não traz apenas benefício para a segurança no trânsito, mas também traz economia para o proprietário. O cuidado antes que alguma peça seja comprometida é em média 30% mais barato do que a análise de rotina completa.
A calibragem correta dos pneus gera uma redução de 4% no consumo de combustível. Além disso, é fundamental trocar os pneus assim que eles apresentarem desgaste para evitar problemas como perda do controle do veículo.
A falta de manutenção no veículo traz consequências graves, por isso, você deve levar o seu veículo periodicamente para uma oficina de sua confiança e fazer uma análise completa de todo os componentes.
Essa revisão periódica garante a sua segurança e todos os passageiros, além de evitar que você gaste muito dinheiro em um concerto de emergência, principalmente na estrada quando estiver viajando.
Por mais que seja um problema ter que gastar periodicamente com as revisões no carro, é indispensável para o bom funcionamento do veículo para sua segurança.
Afinal, não da para saber quando uma falha mecânica pode ocorrer!
Se você gostou das dicas, compartilhe o nosso post!
Um abraço do #Herbie
#planodemanutenção #herbie #assistenteautomotivo #oficina #segurança #manutençãopreditiva #veiculos #estradas #acidentes #concessionarias #montadoras #peças #automóvel #caminhões