Harbie

Como surgiu o nome Herbie

julho 5, 2019

Pedro Damasceno

Co fundador

Harbie

Fases da criação da logo

A primeira ideia de nome e logotipo surgiu a partir da necessidade de cuidar do carro, sendo criado o nome eCARe. Estávamos buscando um nome bem sugestivo, algo que remetesse diretamente ao propósito de um sistema que “cuidaria do seu carro”. Depois de algumas pesquisas, encontramos nomes e websites parecidos, o que nos fez repensar.

Em maio de 2018, partimos então para um novo nome, mas com o propósito de “cuidamos do seu veículo”, nascendo assim o wecare.  Iniciamos o desenvolvimento das logos e definimos que a nossa identidade deveria ser mais “vetorizada”, moderna e simples, uma cara do que vem sendo usado atualmente, um ícone com estilo de desenho.

O resultado foi esse:

we care

Uma vez definida a logo, iniciamos as buscas para registrar o domínio e redes sociais. Novamente, infelizmente, encontramos empresas com nomes similares e, mais uma vez, decidimos por iniciar uma outra busca e recomeçarmos do zero.

Porém, não estávamos mais no zero, já sabíamos o que queríamos, a ideia do logotipo já estava definida, com cores e estilo de fonte. Agora, o que faltava era um nome!

Num insight, nosso Founder linkou o que havíamos desenvolvido ao famoso VW Fusca chamado Herbie, do filme “Se meu fusca falasse” e de outros, da Walt Disney. 

Pronto! 

Nova tentativa, agora vai!

Estava aí o nome que buscávamos.  Um carro humanizado! Que tem sentimentos, que resolve as coisas e que se relaciona com os humanos.

Porém, como criar uma empresa a partir de um nome de um filme famoso e pertencente ao grupo Disney?

Dessa vez, pesquisamos antes se já existiam nomes parecidos ou domínios registrados. Para a nossa surpresa, o domínio herbie.com.br estava disponível para registro. 

Não deu outra, nascia assim a nossa empresa com o nome do famoso fusquinha da Disney.

Uma vez registrado o domínio, partimos para o desenvolvimento da identidade visual. E como já sabíamos o que desejávamos, como o layout, o processo foi mais rápido.

Ícone vetorizado, uma cara mais moderna com um ar de desenho. Cores claras e harmonizadas.

Bom, a empresa tinha sua cara!

Depois de alguns ajustes e adequação a um formato mais arredondado, nossa logo estava aprovada e pronta para uso.

herbie startup

Temos também a ideia de lançar a versão feminina da logomarca, baseada na primeira paixão do Herbie, a Giselle https://disney.fandom.com/wiki/Giselle_(The_Love_Bug) um veículo modelo Lancia Scorpion lançado no filme Um Fusca em Monte Carlo.

E aí, gostaram?

Participe do nosso Blog enviando comentários e sugestões.

Artigos relacionados