Harbie

Condições de Uso – veículos

julho 12, 2019

Flavio Greco

Fundador & CEO

Harbie

Condições de Uso – tipo de serviço: Severo, Misto e Ideal

A maioria das pessoas não sabem o que realmente significa as Condições de Uso dos veículos. Expressão amplamente abordada nos manuais dos veículos e no setor automotivo.

Todas as montadoras de veículos evidenciam em seus Manuais de Manutenção o que consideram ser Condições de Uso Severo, na linguagem de veículos pesados: serviço Severo.

Também relatam seus impactos na manutenção, segurança e gastos. Portanto, seguir as recomendações dos fabricantes, que são baseadas na forma pela qual o veículo é utilizado, geram diversos benefícios, como:

  • Maior segurança ao dirigir e menos acidentes;
  • Economia de combustível;
  • Economia dos pneus;
  • Evita multas;
  • Evita desgaste prematuros de peças;
  • Maior durabilidade do motor;
  • Maior valor de revenda;
  • Saúde dos passageiros com melhora nas condições do ar interno do veículo.

O que é uso Severo?

Ao contrário do que muitos imaginam, o uso Severo, não está relacionado a utilizar MUITO o veículo, mas sim, com a forma de condução e os locais de rodagem.

Veja nesse link algumas condições consideradas Severas:

“Uso Severo, o inimigo oculto que maltrata seu carro”

Mas não há uma unanimidade sobre quais impactos as Condições de Uso causam, pois existem diversos tipos de veículos e cada um com suas peculiaridades. Também cada fabricante tem os seus parâmetros e testes.

Você deve estar se perguntando... Então, como saber o tipo de uso do meu veículo e seus impactos???

Vamos detalhar um pouco mais as Condições de uso para facilitar o entendimento:

  • Condição Ideal (uso Rodoviário): significa rodar a maior parte do tempo em rodovias, estradas e/ou percursos longos, sem obstrução.
  • Condição Severa: significa rodar a maior parte do tempo em locais com poeira, areia, sem asfalto, alta velocidade, períodos de inatividade, veículo carregado (ou pesado) entre outros. Também deve ser considerado o uso Urbano (nomenclatura de veículos pesados): trânsito intenso e / ou trajetos curtos.
  • Condição Mista: significa o meio termo entre as duas opções acima, condição amplamente abordada em veículos com manutenção mais crítica, como: caminhões, ônibus e tratores.

Como determinar o melhor tipo de manutenção?

A maioria dos veículos passam por alguma situação de uso Severo, portanto, a Mista deveria ser a mais utilizada. Mas tratando-se de veículos leves, é a menos considerada, na hora de prestar manutenção.

Por que?

Porque a Condição Mista, nos veículos leves, não é abordada na literatura (nos Manuais) como é amplamente abordada nos veículos pesados e assim acaba não sendo aplicada.

Com isso, o gasto aumenta muito na manutenção, pois acaba-se por utilizar a manutenção Severa, mas deveria ser Mista. 

Ou seja, como exemplo: adotar a troca de óleo com 10.000 ou 5.000 km, por que não 7.500? Onde está o meio termo? Essa regra também serve para outras manutenções e peças.

Em veículos pesados, que a manutenção é levada mais a sério, a Mista é bastante utilizada, mas nada impede que possa ser melhorada com uso de tecnologia.

Nossa tecnologia permite que veículos leves adotem a Condição Mista e veículos pesados otimizem a manutenção!

herbie

A inteligência do Herbie cruza variáveis e automaticamente sugere o melhor tipo de manutenção, considerando as Condições de Uso do veículo e as informações do fabricante.

Assim, o Herbie te envia alertas com as necessidades e também resume as informações para facilitar os cuidados e manutenção dos veículos.

Resultado da compilação de informações das maiores montadoras do mundo, considerando as melhores práticas e sugestões.

Nosso software analisa automaticamente cada item de manutenção e determina se o impacto em cada um é Severo, Misto ou Ideal. Essa tecnologia permite que cada peça tenha um tratamento diferente, diretamente relacionada com as Condições de Uso.

O que é afetado pelas Condições de Uso?

uso Severo faz com que as peças e fluídos sofram desgaste prematuro, portanto devem ser verificadas e, se necessário, substituídos, como:

  • Correia dentada;
  • Discos e pastilhas de freio;
  • Óleo do motor;
  • Velas e cabos de ignição;
  • Pressão e desgaste dos pneus;
  • Vazamentos na transmissão e motor.

Esses são apenas alguns exemplos, que podem estender para outras peças e componentes.

Resultado

De diversas formas, a tecnologia vem resolver problemas que têm muitos parâmetros e variáveis para considerar.

Como o setor automotivo é repleto de variáveis, a tecnologia exclusiva do Herbie fornece o Manual Intuitivo que relacionado com as Condições de Uso gera o que chamamos de:

Manutenção Preditiva - Automotiva

Assim fazemos a adequação no Plano de Manutenção do veículo, de forma automatizada, e geramos alertas considerando as Condições de Uso, que podem ser escolhidas e modificadas a qualquer momento pelos usuários.

Quer saber o que mais o Herbie pode fazer por você?

Entre em contado ou veja em nosso site www.herbie.com.br

Artigos relacionados