Harbie

É possível prever a quebra de veículos e planejar a parada da frota?

agosto 4, 2020

Pedro Damasceno

Co-fundador & CMO

Harbie

A resposta é SIM!!  

Isso é possível, mas o Gestor de frotas tem um papel fundamental para que isso dê certo.

Para que você tenha sucesso nessa tarefa, é necessário seguir um Plano de Manutenção condizente com a realidade da sua empresa, seguir o passo-a-passo à risca e trabalhar com automatização de processos.

Mas, como fazer? Qual o tipo de manutenção prevê essas quebras?

Essa Manutenção se chama Preditiva.

Como o nome já diz, está relacionado com predição, ação de afirmar antecipadamente o que poderá ocorrer num momento futuro, permitindo prever o tempo de vida útil dos componentes ou peças dos veículos.

Assim evita que o veículo te “deixe na mão” e também reduzindo a possibilidade de acidentes e multas por falta de manutenção.

É muito semelhante à Preventiva, a diferença entre elas é que a Manutenção Preditiva é baseada em inspeção sistemática, nos parâmetros de fabricação e nas Condições de Uso do veículo (veja o que é em outro tópico do FAQ).


E por que não é aplicada no setor automotivo?

Pela falta de tecnologia específica. Mas agora, com o Herbie, está disponível!

Independente da manutenção que você escolheu para seu veículo ou frota, nossa solução trabalha em conjunto com a existente, otimizando, e muito, a gestão veicular.

Quer saber mais sobre Manutenção Preditiva?

Acesse o nosso Blog e fique por dentro dessa tecnologia exclusiva do Herbie!

Alguns Benefícios da manutenção preditiva:

  • Antecipar a necessidade de serviços de manutenção do veículo;
  • Eliminar a chance de desmontagem desnecessária;
  • Aumentar o tempo de disponibilidade do veículo;
  • Reduzir as paradas de emergência;
  • Aumentar o aproveitamento da vida útil das peças e a confiabilidade do desempenho;
  • Determinar previamente parada da frota

Veja como o Herbie pode ajudar na Gestão da sua frota . Clique aqui

No que se baseia a manutenção preditiva?

Para fazer a manutenção preditiva, quatro pontos devem ser analisados com atenção, desse modo, você saberá exatamente o que o carro pode estar apresentando. 

Esses estudos e análises seguem os seguintes critérios: análise de vibrações, análise de óleo, análise estrutural e análise do estado das superfícies.

Veja abaixo os 4 itens:

Análise de vibrações

Como o carro é formado por engrenagens, válvulas e diversas peças, é natural que algumas vibrações sejam emitidas. Mas não é normal que essas vibrações excedam o normal e comecem a causar impactos estranhos no carro, comovibração no volante ou na caixa de direção. Há alguns aparelhos específicos que especialistas usam para sentir a intensidade de cada vibração e lhe apresentar se isso é normal ou não.

Análise dos óleos

Fazer uma análise quase que recorrente em todos os óleos do seu carro é fundamental para que ele não dê problema. Como qualquer outra máquina, os óleos do carro precisam estar em perfeito funcionamento, afinal, as engrenagens necessitam da lubrificação. Em caso de vazamento, saber identificar qual tipo de óleo está vazando é uma grande ajuda para resolver a questão o quanto antes.

Análise do estado das superfícies

Essa é uma manutenção preditiva mais geral, visto que você pode fazê-la visualmente. Veja se nenhuma peça está apresentando algum desgaste ou algum tipo de anomalia que possa apresentar problemas futuros.

Análise estrutural 

Já com essa manutenção preditiva é possível identificar trincas, vazamentos, problemas de rachaduras, ressecamentos e afins. Também será uma maneira de fazer uma manutenção preditiva e deixar o seu carro livre de possíveis problemas.

Fazer um seguro de carro também é uma manutenção preditiva. Veja o porque aqui

Quais são as vantagens de praticar a Manutenção preditiva?

manutenção preditiva propicia intervenções oportunas e planejadas, ou seja, a manutenção que anteriormente não era elaborada, com ela, acaba sendo.

A manutenção preditiva facilita a vida do Gestor de frotas, já que é possível antecipar falhas e reduzir a parade de veículos.

Ou seja, a manutenção preditiva agiliza e otimiza o processo, reduz os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação, elimina a necessidade de desmontar e remontar veículos para inspeção, impede a propagação de danos e maximiza a vida útil total das peças.

SUSTENTABILIDADE

Com a manutenção adequada e inspeções regulares, o consumo de combustível fica dentro dos padrões de normalidade, contribuindo para a produção de produtos de qualidade e custos adequados. Isso resulta em benefícios ligados às questões econômicas, energéticas e sociais.

O investimento na manutenção preditiva atua no aperfeiçoamento geral dos sistemas, resultando na economia de gastos.

E ai, faz sentido para sua empresa?

Pratique a Manutenção Preditiva em sua frota para diminuir gastos, paradas desnecessárias e ganho de produtividade.

O #Herbie pode te ajudar, automatizando tarefas para o auxílio no cuidado do seu veículo.

Conte sempre conosco!

#Herbie – Assistente Virtual Automotivo

Deixe o #Herbie trabalhar por você

Artigos relacionados