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MITOS E VERDADES SOBRE A MANUTENÇÃO DE SEU VEÍCULO

novembro 4, 2020

Pedro Damasceno

Co-fundador & CMO

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Quem nunca escutou um amigo, mecânico ou familiar dizer que descer a ladeira em ponto-morto economiza combustível ou sobre a necessidade de esquentar o motor em dias frios? Diversos setores são rodeados pormitos, e o AUTOMOTIVO não foge desta regra.

Diversas histórias disseminadas de geração em geração, por mecânicos ou adeptos de antigas práticas e, com o passar do tempo, se tornam populares e acabam se tornando “verdades”. No entanto, até onde devemos acreditar nestas práticas e segui-las? 

Para tirar todas as suas dúvidas, selecionamos 10 itens que podem ser MITOS ou VERDADES. Validamos todas as questões com sites e profissionais especializados e agora, vamos disponibilizar aqui para você!

Confira:

1 – O motor deve ser aquecido em dias frios

MITO!!!

Essa prática caiu em desuso nos modelos de automóveis mais novos graças à injeção eletrônica. Graças a ela e à maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida. Atualmente, o motor deve ser aquecido com o carro em movimento.

2. Limpeza dos bicos injetores antes dos 30 mil km

MITO!!!

O tema da limpeza dos bicos injetores sempre causa muita divergência, porque nem sempre o tempo pode ser vinculado à quilometragem - como em casos de carro parado, por exemplo.

Dependendo do tipo de uso ou até mesmo do combustível, a necessidade da limpeza dos bicos injetores pode surgir bem antes dos 30 mil quilômetros.

Mas também há casos de pessoas que rodam até 60 mil quilômetros e não precisam fazer a limpeza dos bicos injetores do carro.

Então, o ideal é sempre trocar o filtro de combustível de acordo com as indicações do manual do proprietário e realizar a manutenção preventiva diretamente na concessionária (em casos de carros zero km) ou em uma oficina mecânica de confiança para saber a hora exata de fazer o serviço.

3. Descer ladeira em ponto-morto economiza combustível

MITO!!! 

Assim como esquentar o motor, a prática de descer ladeiras em ponto-morto para economizar combustível era utilizada apenas em veículos antigos, que utilizam carburador. Atualmente, a injeção de combustível é automaticamente cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, já que o movimento das rodas é capaz de fazer o motor girar.

No caso de o motorista desengatar o câmbio, o motor será acionado pela injeção de combustível. Sendo assim, hoje é o inverso: se quiser economizar, você deve descer ladeiras engrenado. Além disso, essa prática evita o desgaste prematuro dos discos ou tambores de freio.

4. Uso de aditivo na água do radiador

FATO!!!

Os problemas mais comuns relacionados ao sistema de arrefecimento da maioria dos carros deve-se justamente à falta de aditivo na água do radiador.

Sem o aditivo, os componentes e peças metálicas ficam expostos ao efeito corrosivo da água. Além do mais, o uso de aditivo na água do radiador ajuda a prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.

O que pouca gente sabe é que outra função importantíssima do aditivo é evitar o superaquecimento do motor por falta de água no radiador.

ATENÇÃO: Jamais, sob hipótese alguma, deve-se utilizar água da torneira no radiador do carro! Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador.

5.  O nível do óleo deve ser checado toda semana

VERDADE!!! 

O óleo lubrifica os componentes, melhora a performance e aumenta a durabilidade do seu carro como um todo. Portanto, o nível deve, sim, ser conferido semanalmente.

6. Substituição das velas a cada 30 mil km

MITO!!!

Em média, o tempo para troca das velas de ignição é a cada 20 mil ou 30 mil quilômetros. Este período varia, mas não costuma passar dos 50 mil quilômetros, dependendo do uso e de cada modelo do carro.

O ideal é consultar o que diz no Manual do Proprietário, pois cada modelo de cada montadora possui uma especificação própria.

A maioria dos fabricantes de automóveis populares recomenda que as velas de ignição sejam checadas a cada 10 mil quilômetros rodados, como forma de manutenção preventiva.

“Mas se a troca das velas deve ser feita a cada 20 mil quilômetros, por que devo verificar a cada 10 mil km rodados?”, você deve estar se perguntando. Precisamos considerar a quais condições de uso o veículo é submetido.

Com o trânsito intenso das grandes metrópoles, o tempo que o carro fica parado com o motor funcionando não altera a quilometragem, mas interfere no uso e no desgaste das velas.

Por isso, a troca das velas de ignição deve ser feita respeitando a média dos 20 mil quilômetros rodados, levando sempre em consideração as variáveis de uso.

7. Carros mais pesados consomem mais combustível

VERDADE!!! 

A cada 100 quilos a mais, um automóvel consome 1 litro extra de combustível por cada 100 quilômetros rodados.

8. Higienização do ar-condicionado a cada 6 meses

VERDADE!!!

Dar a devida atenção aos cuidados básicos com o ar-condicionado automotivo é questão de saúde.

Em geral, o mais recomendado é fazer a higienização do ar-condicionado automotivo a cada 6 meses para evitar a proliferação de vírus e bactérias no interior do sistema e acabar com o mau cheiro.

Também é indicado realizar a manutenção preventiva do sistema do ar-condicionado do carro a cada 30 mil quilômetros ou antes, caso haja sinais de mau cheiro ou dificuldade de ventilação no sistema.

Apesar de parecerem procedimentos simples, tanto a manutenção quanto a higienização do ar-condicionado automotivo requerem conhecimento e mão de obra profissional, principalmente em serviços que envolvam a limpeza do evaporador, do compressor e demais componentes do sistema de ar.

A melhor solução para realizar as revisões periódicas obrigatórias de carros zero é recorrer à própria concessionária e sempre respeitar o plano de manutenção do veículo.

Se você é o(a) proprietário(a) de um carro seminovo ou usado, o ideal é sempre recorrer a um auto center de confiança, com ferramental adequado e profissionais capacitados para realizar a revisão automotiva e possíveis manutenções.

Assim, você irá valorizar e prolongar a vida útil do veículo, além de evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.

9. Calibrar os pneus frios ou quentes dá na mesma

MITO!!! 

Pneus quentes requerem calibrações com compensações que variam entre 1 e 5 PSI a mais do que quando o processo é realizado com os pneus frios.

10. Acelerar o carro antes de desligar lubrifica o sistema

MITO!!! 

Pelo contrário! Na verdade, a prática retira o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, uma vez que a gasolina bombeada acaba escorrendo por elas após não ter sido queimada. Sendo assim, a prática prejudica a próxima partida — que passará por um atrito maior dos componentes. Já nos carros mais antigos, com carburador e motores de dois tempos, era necessário exercer pressão no pedal do acelerador para conseguir uma melhor partida.

E, ai!?

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Um abraço,

Herbie

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