Para tirar todas as suas dúvidas, selecionamos 10 itens que podem ser MITOS ou VERDADES. Validamos todas as questões com sites e profissionais especializados e agora, vamos disponibilizar aqui para você!
Confira:
MITO!!!
Essa prática caiu em desuso nos modelos de automóveis mais novos graças à injeção eletrônica. Graças a ela e à maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida. Atualmente, o motor deve ser aquecido com o carro em movimento.
MITO!!!
O tema da limpeza dos bicos injetores sempre causa muita divergência, porque nem sempre o tempo pode ser vinculado à quilometragem - como em casos de carro parado, por exemplo.
Dependendo do tipo de uso ou até mesmo do combustível, a necessidade da limpeza dos bicos injetores pode surgir bem antes dos 30 mil quilômetros.
Mas também há casos de pessoas que rodam até 60 mil quilômetros e não precisam fazer a limpeza dos bicos injetores do carro.
Então, o ideal é sempre trocar o filtro de combustível de acordo com as indicações do manual do proprietário e realizar a manutenção preventiva diretamente na concessionária (em casos de carros zero km) ou em uma oficina mecânica de confiança para saber a hora exata de fazer o serviço.
MITO!!!
Assim como esquentar o motor, a prática de descer ladeiras em ponto-morto para economizar combustível era utilizada apenas em veículos antigos, que utilizam carburador. Atualmente, a injeção de combustível é automaticamente cortada quando o veículo desce ladeiras engatado, já que o movimento das rodas é capaz de fazer o motor girar.
No caso de o motorista desengatar o câmbio, o motor será acionado pela injeção de combustível. Sendo assim, hoje é o inverso: se quiser economizar, você deve descer ladeiras engrenado. Além disso, essa prática evita o desgaste prematuro dos discos ou tambores de freio.
FATO!!!
Os problemas mais comuns relacionados ao sistema de arrefecimento da maioria dos carros deve-se justamente à falta de aditivo na água do radiador.
Sem o aditivo, os componentes e peças metálicas ficam expostos ao efeito corrosivo da água. Além do mais, o uso de aditivo na água do radiador ajuda a prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas.
O que pouca gente sabe é que outra função importantíssima do aditivo é evitar o superaquecimento do motor por falta de água no radiador.
ATENÇÃO: Jamais, sob hipótese alguma, deve-se utilizar água da torneira no radiador do carro! Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador.
VERDADE!!!
O óleo lubrifica os componentes, melhora a performance e aumenta a durabilidade do seu carro como um todo. Portanto, o nível deve, sim, ser conferido semanalmente.
MITO!!!
Em média, o tempo para troca das velas de ignição é a cada 20 mil ou 30 mil quilômetros. Este período varia, mas não costuma passar dos 50 mil quilômetros, dependendo do uso e de cada modelo do carro.
O ideal é consultar o que diz no Manual do Proprietário, pois cada modelo de cada montadora possui uma especificação própria.
A maioria dos fabricantes de automóveis populares recomenda que as velas de ignição sejam checadas a cada 10 mil quilômetros rodados, como forma de manutenção preventiva.
“Mas se a troca das velas deve ser feita a cada 20 mil quilômetros, por que devo verificar a cada 10 mil km rodados?”, você deve estar se perguntando. Precisamos considerar a quais condições de uso o veículo é submetido.
Com o trânsito intenso das grandes metrópoles, o tempo que o carro fica parado com o motor funcionando não altera a quilometragem, mas interfere no uso e no desgaste das velas.
Por isso, a troca das velas de ignição deve ser feita respeitando a média dos 20 mil quilômetros rodados, levando sempre em consideração as variáveis de uso.
VERDADE!!!
A cada 100 quilos a mais, um automóvel consome 1 litro extra de combustível por cada 100 quilômetros rodados.
VERDADE!!!
Dar a devida atenção aos cuidados básicos com o ar-condicionado automotivo é questão de saúde.
Em geral, o mais recomendado é fazer a higienização do ar-condicionado automotivo a cada 6 meses para evitar a proliferação de vírus e bactérias no interior do sistema e acabar com o mau cheiro.
Também é indicado realizar a manutenção preventiva do sistema do ar-condicionado do carro a cada 30 mil quilômetros ou antes, caso haja sinais de mau cheiro ou dificuldade de ventilação no sistema.
Apesar de parecerem procedimentos simples, tanto a manutenção quanto a higienização do ar-condicionado automotivo requerem conhecimento e mão de obra profissional, principalmente em serviços que envolvam a limpeza do evaporador, do compressor e demais componentes do sistema de ar.
A melhor solução para realizar as revisões periódicas obrigatórias de carros zero é recorrer à própria concessionária e sempre respeitar o plano de manutenção do veículo.
Se você é o(a) proprietário(a) de um carro seminovo ou usado, o ideal é sempre recorrer a um auto center de confiança, com ferramental adequado e profissionais capacitados para realizar a revisão automotiva e possíveis manutenções.
Assim, você irá valorizar e prolongar a vida útil do veículo, além de evitar dores de cabeça e gastos desnecessários.
MITO!!!
Pneus quentes requerem calibrações com compensações que variam entre 1 e 5 PSI a mais do que quando o processo é realizado com os pneus frios.
MITO!!!
Pelo contrário! Na verdade, a prática retira o óleo lubrificante das paredes dos cilindros, uma vez que a gasolina bombeada acaba escorrendo por elas após não ter sido queimada. Sendo assim, a prática prejudica a próxima partida — que passará por um atrito maior dos componentes. Já nos carros mais antigos, com carburador e motores de dois tempos, era necessário exercer pressão no pedal do acelerador para conseguir uma melhor partida.
E, ai!?
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Um abraço,
Herbie