Harbie

Os novos caminhos da mobilidade com veículos autonômos e terceirizados. Ok, legal!! Mas quem vai cuidar destes veículos???

maio 12, 2020

Pedro Damasceno

Co-fundador & CMO

Harbie

Muito se fala em redução na venda de veículos, mas o que o mercado mostrava, pelos menos antes da #covid19, é que esse número crescia em média, no Brasil, 3,7% ao ano (Fonte: Sindipeças). 

O mercado apresenta uma nova era de lançamentos e mudanças:

  • Grandes montadoras investindo pesado em tecnologia autônoma;
  • Empresas terceirizando suas frotas;
  • Locadoras crescendo em número de carros alugados;
  • Startups nascendo todos os dias trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias de compartilhamento de veículos e caronas.

Nasce o “novo normal” (expressão vinda com o #covid19) e uma nova era da mobilidade urbana.

Esse é um assunto que tem sido muito explorado, com diversas matérias bem interessantes sobre os novos caminhos que serão usados no futuro, mas que já estão sendo testados no presente, principalmente em cidades da Europa.

Veja essa matéria do site da Tecmundo - 5 caminhos para o futuro da mobilidade urbana

Os veículos elétricos já são uma realidade e a Tesla de Elon Musk é a fabricante badalada do planeta, mas não é a primeira: a BYD é o maior produtor mundial de veículos elétricos e um dos líderes à frente da revolução chinesa por energia limpa. A cada mês, são mais 30 mil veículos elétricos ou híbridos plug-in que ganham as ruas.

Os veículos autônomos também surgem como uma grande inovação no mercado. Grandes empresas estão investindo pesado nessa tecnologia, como o Google, que já colocou nas ruas alguns modelos para testes. O Uber tambémém já sinaliza em um futuro bem próximo, disponibilizar veículos através de seu aplicativo, sem que tenham condutores.

Os níveis de direção autônoma se dividem em cinco: o primeiro quando o veículo apenas controla a velocidade e gira o volante ao estacionar; e o quinto, quando nem volante existe mais. “Estamos atualmente no nível 2, em que o veículo consegue acelerar, frear e se guiar sozinho por certos períodos. A próxima geração de veículos já será nível 3, ou seja, sem uso das mãos”, explicou o gerente de mobilidade e conectividade da BMW, Henrique Miranda, à revista GQ.

Seguindo essas mudanças e inovações, deixo aqui algumas perguntas: 

- Quem serão os donos desses veículos? 

- Quem irá cuidar da manutenção deles? 

- Você não acha importante ter um ASSISTENTE AUTOMOTIVO?

Sabemos que os dias são corridos e ninguém quer perder tempo com a manutenção e com questões veiculares. Grandes empresas terceirizam suas frotas, buscando uma diminuição de custos e gestão da manutenção.

Mas, e agora?

De um lado locadoras alugando seus veículos. Do outro usuários e empresas usando esses veículos sem a responsabilidade de manutenção.

Temos os veículos autônomos, sem um “dono”, sem que se saiba de fato o que esta acontecendo, quais peças e problemas precisam ser substituídos ou verificados.

Temos um problema, concorda?

O que fazer?

O Herbie foi desenvolvido exatamente para cubrir essas lacunas. 

O Herbie é um software que permite que seu veículo “fale” com você.

Assim, como os assistentes virtuais inteligentes, Siri da Apple, Google Assistant e Microsoft Cortana, o Herbie é um ASSISTENTE VIRTUAL AUTOMOTIVO, que interage com o usuário recebendo e devolvendo informações, além de realizar outras tarefas. A função do Herbie é entender as necessidades específicas de cada veículo e auxiliar na gestão e cuidados com a manutenção.

Assistentes inteligentes são integrados com um ecossistema de aplicativos, assim o Herbie tem a capacidade de gerar informações, tais como: as necessidades de manutenção, condições das vias, alertas de temporais, recall, notícias, valor atualizado dos veículos, de combustível, entre outros.

É possível interagir via texto e em breve lançaremos uma versão com interação via voz.

Assista o nosso vídeo promocional:

https://youtu.be/DZZ8_zV18pc

E então, o que você acha de ter um ASSISTENTE AUTOMOTIVO?

Alguém para cuidar do seu veículo!?

Deixe o #Herbie trabalhar para você!

Artigos relacionados