Harbie

Pane elétrica no veículo: saiba o que fazer.

janeiro 27, 2021

Pedro Damasceno

Co-fundador & CMO

Harbie

Em algum momento da sua vida você já ouviu a expressão “deu pane”, não é mesmo?

Você sabe o que isso quer dizer? Ou melhor, o que significa pane elétrica no veículo?

Neste post, iremos responder estas perguntas e te mostrar o que deve ser feito caso essa situação ocorra.

Pane elétrica: o que é

Uma pane elétrica, como o próprio nome indica, é caracterizada pela falha generalizada de todos os sistemas elétricos de um veículo. 

Em termos práticos, ela faz com que o carro pare repentinamente e que todos os componentes que dependem de energia elétrica deixem de funcionar, como é o caso do aparelho de som, das luzes, vidros, entre outros. 

Ela ocorre por conta de problemas na alimentação do veículo, que geralmente estão ligados à vida útil ou a desgastes na bateria, ou ainda ao funcionamento incorreto do alternador, que é responsável por sua recarga. 

Em geral, qualquer problema que afete o desempenho do veículo ou que prejudique o funcionamento de seu sistema elétrico pode acarretar uma pane elétrica em curto, médio ou longo prazo. 

Nesses casos, é incluso o uso de combustíveis de baixa qualidade, eventuais curtos-circuitos, superaquecimento das bobinas, falhas na injeção eletrônica, entre outros casos semelhantes. 

Para determinar a causa específica da pane e garantir sua correta manutenção é necessária a realização de testes. 

A bateria, por exemplo, tem seu desempenho testado enquanto o carro está ligado e desligado. O alternador, por sua vez, é testado apenas com o veículo desligado, em que sua capacidade de recarga é verificada. 

Independentemente da situação, não basta apenas reestabelecer a carga da bateria. É preciso investigar a fundo as causas do problema e saná-las para garantir que uma nova pane elétrica não volte a ocorrer. 

O que fazer em caso de pane elétrica?

Aprenda a agir com tranquilidade no caso de seu carro passar por uma pane elétrica:

Fique calmo(a)

A primeira coisa que você tem que fazer no caso de uma pane elétrica é ficar calmo(a). Pare o automóvel em um local seguro, mesmo que empurrando, e ligue o pisca alerta para indicar aos outros condutores que o seu veículo está com problemas. Caso não consiga ligar o pisca alerta, use o triângulo de segurança, para indicar que você está parado com pane elétrica.

Peça ajuda

Entre em contato com o serviço de socorro da própria rodovia ou seguradora e faça um pedido de ajuda. Nunca tente consertar o problema sozinho. Não fique dentro do automóvel. O mais prudente é ficar em um abrigo ou, se não tiver algo perto, ficar próximo ao veículo.   

Evite fazer "chupeta" na bateria

Se o problema for a bateria, ela precisa ser substituída. Algumas pessoas insistem em fazer a transferência de carga, que é a famosa "chupeta". Isso não é recomendável porque o procedimento pode danificar outros sistemas do carro.

Verifique a situação do veículo

Esse é, na maioria das vezes, o primeiro passo de motoristas quando uma pane elétrica acontece. Porém, a recomendação inicial é prestar atenção na sua segurança e de outras pessoas, para evitar algum evento.

Neste momento, o ideal é verificar a situação do veículo para informar aos profissionais que cuidarão do automóvel. Avalie as peças que podem estar relacionadas à falha, como alternador, bateria, sistema de injeção eletrônica, entre outras.

Não é indicado fazer nada com o veículo se não tiver conhecimento suficiente. Principalmente a famosa chupeta na bateria, que pode trazer danos a outros sistemas do automóvel. 

Pane elétrica: causas e como evitar

Qualquer automóvel possui uma série de sistemas que precisam funcionar perfeitamente para que não ocorra uma falha generalizada. Então, as causas da pane elétrica estão diretamente relacionadas às peças e aos sistemas do veículo.

Para evitar esse problemão, vamos conhecer os principais fatores que fazem o automóvel parar, além da bateria e do alternador. Leia abaixo 5 causas recorrentes:

  • Fusível queimado;
  • Superaquecimento da bobina;
  • Danos nos chicotes elétricos;
  • Ressecamento ou rompimento da correia do alternador;
  • Falha no sistema de injeção eletrônica.

Você já conhece o Herbie? Somos uma Assistente de Manutenção que pode ajudar a evitar esse tipo de problema!

Clique aqui para conhecer mais a nossa Plataforma!

Quais os principais meios de evitar panes elétricas? 

Muito além da conduta básica a ser adotada quando o veículo sofre com uma pane elétrica, é papel do condutor também conhecer quais são os principais meios de evitar que esse tipo de problema ocorra. 

Por meio de medidas simples, é possível reduzir drasticamente as chances de que o veículo sofra com danos tão severos em seu sistema elétrico. Confira: 

Mantenha-se atento às luzes do painel

O próprio painel do seu veículo é o melhor indicativo de que a bateria pode estar com problemas. 

Verifique os ícones que correspondem a danos na própria bateria ou no alternador e consulte um especialista sempre que eles forem sinalizados. 

Lembre-se de não esperar muito tempo para analisar o problema após a luz no painel ser acesa. Sua resolução precisa ser imediata! 

Realize manutenções preventivas

Essa é uma dica que não vale apenas para a pane elétrica, mas também para qualquer problema que possa comprometer o funcionamento do seu automóvel!

Confira quais são os períodos de manutenções preventivas indicadas pelo fabricante do seu veículo, ou mesmo os períodos de verificação recomendados pelo fabricante da bateria, e respeite-os rigorosamente. 

Ao realizar uma manutenção preventiva, todos os itens do seu veículo são checados e, quando necessário, reparados. Muitos deles são ligados às causas das panes elétricas, por isso essa é a melhor forma de evitá-las. 

Observe os sinais do seu veículo

Além das luzes presentes no painel, o seu veículo também pode emitir sinais mecânicos que apontam a necessidade de reparos. Esses sinais são muito característicos e exigem máxima atenção dos condutores.

Caso o veículo demore para ligar quando a chave é acionada, por exemplo, provavelmente a vida útil da bateria está no fim. Quando o veículo “engasga” ou seus sistemas apresentam falhas breves, esses também são sinais de que há algo de errado. 

Sempre que você notar uma dessas situações, realize uma verificação imediatamente com um especialista! 

Gostou?

Compartilhe o nosso post.

Um abraço,

Herbie

Fontes: #Maquinaria #Avepbrasil #Herbie #Moura

Artigos relacionados